Reino Monera - Constituído por seres unicelulares (uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula). São as bactérias e as algas cianofíceas ou cianobactérias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos. As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos.
Protista - Seres unicelulares eucariontes (núcleo individualizado), com características de vegetal e animal. São representados pelos protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), a euglena. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção, produção de energia, etc), por isso, por muitos anos, foram considerados "animais unicelulares".
Podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando, e ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podem causar doenças ao homem.
São classificados conforme seu modo de locomoção: Rizópodes (locomoção por pseudópodes, que são pseudo-pés); ciliados (locomoção através de cílios); flagelados (locomoção por flagelos); esporozoários, ou amplicomplexos (sem sistema de locomoção).
Fungi - Seres eucariontes uni e pluricelulares. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos, não encontrada entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. Têm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos. O Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes.
Plantae ou Metafita - São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento por meio de fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados. Será um dos reinos mais abordados no blog, juntamente com o animali, tratado a seguir.
Animalia ou Metazoa - São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), pois são aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas até o ser humano. Junto com o reino Plantae, tratado anteriormente, será um dos mais comentados no blog.
E ainda tem os vírus, que são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.
Podem sugerir as espécies sobre as quais gostariam que fossem abordadas no blog, que, aos poucos, postarei! É isso! Seja dada a largada, porque é apenas o começo de uma longa jornada! Até mais!
0 comentários:
Postar um comentário